Fundo orgao de tubos Rodrigo Herrmann
Intérpretes
Retrato de Clenice Ortigara

Clenice Ortigara, mestre em Piano Performance (Música de Câmara e Ópera) pela University of Missouri, EUA, 2009, é professora concursada da Escola de Música e Belas Artes, onde também concluiu Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música. Iniciou seus estudos de piano com sua mãe, Ermínia Roldo Ortigara tendo ainda como professores: Olga Kiun, Gilberto Tinetti, Fernando Lopes, Luis Henrique Senise, Michael Uhde, Sontraud Speidel, Fany Solter, Linda Bustani, Peter Frankl e Robert Spillman. Atuou com artistas como Alex Klein, Milton Masciadri, Zigmunt Kubala, Claudio Jaffé, Carmelo de los Santos, Angelo Manzo (Tour EUA 2008-2009). Laureada com mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara, como o prêmio de Melhor pianista camerista e acompanhadora (“Achievement Award Outstanding Accomplishments and Dedicated Service in Accompanying – Dept. of Music”) da University of Missouri. Obteve o 1º lugar no III Concurso de Música de Câmera do Núcleo Pedagógico do 51º Festival Villa-Lobos 2013, Rio de Janeiro.

Atual pianista correpetidora do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, lançou CD de obras inéditas de compositores brasileiros com o clarinetista Jairo Wilkens, com quem mantém intenso trabalho em Música de Câmara (Duo Palheta ao Piano).

Fotografia do Coro

Collegium Cantorum, fundado em 2000, é um coro feminino curitibano e independente que evidencia-se pela sua sonoridade musical. Formado por pedagogas, instrumentistas, regentes, estudantes e amantes do canto coral, estas cantoras buscam inspiração e aperfeiçoamento do seu próprio trabalho, tanto do ponto de vista artístico quanto do humano.

A proposta é ser uma oficina permanente de canto coral. Dedica-se à música de concerto, com ênfase ao repertório brasileiro. Tem projetos diferenciados de pesquisa coral, tais como os de música sacra (brasileira e internacional); de música folclórica nacional (Pastorinhas e Cantos de Trabalho); e música medieval (Projeto Ibéria). Constam em suas realizações cerca de 250 obras, mais de 210 eventos e dois CDs. Contou com a regência de ilustres maestros como Gábor Hollerung (EUA, julho/2012, China, novembro/2012); Osvaldo Ferreira (Curitiba, dezembro/2012); Nicolau Figueiredo (Curitiba/2006); Mônica Vasquez (Suíça, julho/2005).

Tem como fundadora, idealizadora, diretora-geral e artística a Maestrina Helma Haller, e sob sua condução possui as seguintes participações internacionais: “4º Festival Internacional de Música Coral” (Alemanha, 2005); Circuito de concertos com a “Akademiechor und Orchester Stuttgart” (um dos concertos com público superior a 7.000 ouvintes - Suíça, 2005); 7th World Choir Games (Ohio, EUA, julho, 2012); 1st. Xinghai Prize International Choir Championships (Guanzhou, Cantão, China, novembro, 2012).

O Collegium Cantorum destaca-se no cenário musical pelas propostas carregadas de emoção, ineditismo e refinamento apresentadas ao longo de 13 anos de trabalho voluntário, contínuo, dedicado e permanente.

Collegium Cantorum