Fundo orgao de tubos Rodrigo Herrmann
Diretor Artístico
Fotografia da Maria Herrmann Destefani

Maria Herrmann Destefani, especialista em administração pública, planejamento e gerência (pela JICA, Japan International Cooperation Agency, em Tóquio, Japão), socióloga pela Universidade Federal do Paraná, foi diretora de recursos humanos do Estado do Paraná, chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e gerente de treinamento na Secretaria de Administração neste mesmo Estado. Foi contemplada com duas bolsas de estudo internacionais: para gerentes sênior, em Tóquio, Japão, pela JICA, e para um ano de estudos em South Dakota, USA, pelo AFS International Scholarships. Tem trabalhos publicados e palestras proferidas na área de recursos humanos no Brasil (Porto Alegre, Fortaleza e Curitiba), além de ter sido professora de cursos de extensão na Universidade Federal do Paraná, nesta mesma área.

Responsável por projetos de cultura aprovados junto ao Ministéro da Cultura e Prefeitura Municipal de Curitiba, é diretora do Collegium Cantorum desde a sua fundação. É cantora neste grupo, tendo sido co-responsável pela viabilização das duas apresentações internacionais deste Coro, na Alemanha, em 2005, e nos EUA, em 2012.

Iniciou seus estudos musicais com seu pai, Rodrigo Herrmann. Aos 13 anos fez seu primeiro solo na Catedral Metropolitana de Curitiba. Foi aluna dos cantores e maestros: Desta Dini e Idilio Donati, Neide Thomas (professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná), Rio Novello (em Curitiba), maestro Stanley Rishoi (em South Dakota, USA), além de ter se apresentado como cantora em eventos políticos (Watertown, SD, USA) e dos projetos “Art in the Park” com o maestro Michael Ellingsen e a clarinetista Susan Ellingsen, em Minnesota, USA, 2009 e 2011. Como cantora e solista teve a oportunidade de cantar sob a regência da Dra. Elaine Brown (fundadora e diretora da Singing City - Philadelphia, USA).

Conhecedora do árduo trabalho dos musicistas no Brasil, especialmente daqueles que morreram no auge de suas carreiras, reconheceu a necessidade de divulgar tão profícua produção artística. As adversidades da vida pós guerra infelizmente não permitiu àqueles artistas, tais como Rodrigo Herrmann, a divulgação de obras escritas por tão longos anos de dedicação e trabalho.