Fundo orgao de tubos Rodrigo Herrmann
Diretor Musical
Fotografia da Helma Haller

Helma Haller, cantora e bacharel em Regência e Composição pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, diferencia-se pela meticulosidade e refinamento em suas interpretações e pela seriedade em que pesquisa e divulga a música de concerto brasileira. Atua como “coach” na finalização do preparo de musicistas solistas ou em música de câmara. Acumula em seu currículo importantes palestras realizadas, destacando-se a palestra sobre Música Sacra Brasileira no “Crescendo Summer Institute”, academia artística internacional com representantes de 30 países, em Sárospatak, Hungria, em julho de 2012.

Representante do Brasil no “World Choir Council” para o quadriênio de 2012 a 2016, participa ativamente como membro em simpósios, seminários e workshops sobre música coral. Em julho de 2012 apresentou-se no “7th World Choir Games”, em Cincinnati-Ohio, EUA. Em novembro deste mesmo ano fez parte da equipe internacional de jurados no "1st. Xinghai Prize Internacional Choir Championships", em Guangzhou, China.

No ano de 2000 fundou o “Collegium Cantorum – Coro Feminino”. Sob sua batuta, esse conjunto tem se apresentado em importantes festivais internacionais. Como Diretora Artística do "Collegium Cantorum", Helma efetuou registro de obras inéditas do repertório coral brasileiro em dois CDs: “Ecos da Fé na Alma Brasileira”, em 2008 e “Natal Brasileiro”, em 2010. Está em fase de produção o "CD Villa-Lobos Sacro" e “Vida e Obra de Rodrigo Herrmann”. Foi funcionária da Fundação Cultural de Curitiba, como cantora desde 1980. Ocupou o cargo de regente do Coro da Camerata Antíqua de Curitiba e do seu Conselho Artístico até dezembro de 2012. Entre os importantes trabalhos sob sua batuta listam-se estreias de obras brasileiras, participação do coro em Simpósio Coral Internacional na Dinamarca; tournées por Portugal e Itália, além de programas do repertório coral germânico como o Requiem Alemão, de Johannes Brahms. Helma procura, em seus programas, unir as várias linguagens poéticas, visando uma interpretação mais abrangente. Desta forma pretende construir um elo com o público e incluir o conteúdo artístico na vida diária do expectador.

Helma Haller